12 de jul. de 2007

Da pior rima do mundo: Senhorita B, me veja na TV!



RENATA BELMONTE, UMA NOVÍSSIMA VOZ FEMININA, NO LEITURAS

A renovação permanente da literatura brasileira ganha uma nova e fortíssima voz, Renata Belmonte, uma baiana de pouco mais de vinte anos. Seu texto passeia por temas conflitantes e desafiadores sem cair na pieguice nem resvalar no socialismo ingênuo e desgastado. Uma literatura que prima pela definição concreta de tudo. Todas estas marcas serão debatidas com o jornalista Maurício Melo Júnior no programa Leituras, da TV Senado, desta semana.
Naturalmente o universo de eleição de Renata é o microcosmo feminino e todas as suas angústias. Entretanto isso não impõe limites à sua criação. Seus personagens transitam no limiar entre a realização e o medo do sucesso, da concretude real de seus sonhos e desejos. E faz isso com segurança, mesmo quando se deixa vacilar pelas facilidades que estão sempre a encantar os estreantes.
Renata Belmonte estreou com Femininamente, livro de contos que venceu o Prêmio Braskem Cultura e Arte de 2003. Havia publicado no ano anterior o conto Em Cima da Estante de Vidro na revista eletrônica Blocos On Line. Colabora com vários suplementos literários. Seu segundo livro, O Que Não Pode Ser (Prêmio Banco Capital Arte e Cultura), foi publicado em 2006.


O QUE: RENATA BELMONTE no LEITURAS.

QUANDO: 14 de julho (09:30 e 20:00) e 15 de julho (08:00 e 20:30).

ONDE: TV SENADO — CANAL 10 (Directv - canal 239 e Sky - canal 96 )

O PROGRAMA: O Leituras é um programa totalmente dedicado à literatura brasileira. Estreou na TV Senado no dia 19 de setembro de 2002 entrevistando a escritora Lya Luft. Desde então vem veiculando semanalmente uma entrevista inédita com um escritor, editor ou crítico literário. O Leituras faz ainda, a cada novo programa, comentários de livros também de literatura brasileira. São mais de duzentos comentários e entrevistas que formam um imenso painel de nossa literatura contemporânea.

O APRESENTADOR: Maurício Melo Júnior é jornalista da TV Senado. Foi crítico literário e repórter de cultura do Correio Braziliense entre 1989 e 1999. Atuou em assessoria de imprensa e foi professor universitário. Escreveu resenhas literárias para o Jornal do Brasil e outros jornais e revistas do país. Atualmente escreve para o jornal literário O Rascunho. É autor de livros infanto-juvenis e de contos publicados em diversas antologias.
Foto: Renata Belmonte em busca da Senhorita B. Por Lucas Faillace.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bom, Renata. Rimando: vamos ver a srta. B... Abraço, Mayrant.

Vivz disse...

E a da TVE? A Srta já colocou no You Tube?

Senhorita B. disse...

Personagem:
Estou esperando o programa de amanhã para poder transformar ele e o Sem Censura em DVD. Vou tentar fazer isso na próxima semana.
Beijos,
Renata

Anônimo disse...

Parabéns, Renata, você merece todo o sucesso!
Um abraço,
Ângela.

Anônimo disse...

Renata, Adorei pelo programa!Você aparentou uma desenvoltura enorme e explicou com uma clareza incrível o perfil de seus personagens! Parabéns! Érica