14 de ago. de 2007

Um post interativo


Nos últimos tempos, tenho percebido que muitas pessoas têm vergonha de admitir que não leram todos os grandes autores do mundo. Como se isso fosse uma falha de caráter ou mesmo um atestado de inferioridade social. No orkut, nas reuniões "literárias" e até mesmo em almoços familiares, virou moda citar escritores clássicos de forma prepotente e vazia, quase ridícula. Sempre que me deparo com este tipo de comportamento, constato: está tudo muito estranho.
Graças a Deus, ainda não li todos os melhores livros do mundo! Que prazer teria eu de viver sabendo que não há nada de novo para ser descoberto?
Sim, eu já tive algumas vezes comportamentos tolos. Mas não, vaidade definitivamente não é um dos meus pecados mais graves. Portanto, em protesto a esse tipo de postura infantil, publico aqui uma listinha com nomes de grandes escritores que ainda não li:
  1. Gabriel Garcia Marquez
  2. Marcel Proust
  3. Liev Tolstói
  4. Antonio Lobo Antunes
  5. Nélida Piñon

E vocês? Esqueceram do título do post? Façam o favor de confessar! Espero as listas nos comentário! Prometo que não vou ficar de bochechas coradas!(rs)

15 comentários:

O Sibarita disse...

Ó meu deu do céu! O que é que tem essa menina ? kkk Oi que você não leu o meu ainda, já leu foi? kkk Ai Jesus meu! kkkk

Ah sei... não sou afamado, a escritor não sou tirado, o meu livro é um escaldo, valhei-me meu Santinho dos Escalpelados!kkk

Dona moça, você tem toda razão muitos na maior babaquice dizem que já leram tudo quanto é autor, no meu caso, afirmo que li poucos dos autores afamados, agora, se for livros Espíritas, aí, bom aí... kkk

A foto tá beleza de Creusa! E quem será heim? Vai diz-me! kkk

bjs
O Sibarita

Anônimo disse...

deses quatro não li nenhum. e, sinceramente, só me interessa o número 1,2 e 3. o antonio lobo é legal, mas vai esperar o proust. a nélida, na boa, não me encanta. não é que seja ruim nem boa. ela escreve até bem, mas não me interesso. abçs

Anônimo disse...

Ai, são tantos. Da sua lista só li Garcia Marques, Antônio Lobo Antunes, e um pouco da Nélida, mas não li Joyce nem Dostoiévski, e aí vai...
Quando der, leia "Memórias das minhas putas tristes", do Garcia Marques, foi o último que li dele e amei. Quer empretado? Deveríamos montar uma corrente solidária de emprétismos e indicações de livros. Às vezes, não leio porque não tenho, e nem sempre posso comprar, ou porque nem sei da existência.

Adorei seu post.
Beijos,
Mônica

Anônimo disse...

Tranqüila, Renata, só os três primeiros são grandes escritores... Adoro seu blogue!

Vivz disse...

Gente, amei esse negócio. Mas venha cá, só isso que vc nunca leu? Minha lista vai ser imensa! Primeiro, do Gabriel Garcia só li "Memórias de minhas putas tristes", que não me tocou muito. De Proust, eu tenho "Um amor de Swann", li as 10 primeiras páginas, achei difícil e aristocrático e parei. Quer experimentar? Dos outros 3 tb nunca li nada e tb nunca li Dostoiévski e Kafka (apesar de seu sto irmão ter-me feito trocentas indicações). Resumindo bem, acho que não li zorra nenhuma. Ainda bem que meus amigos de orkut só se preocupam com a inveja alheia, não freqüento reuniões literárias e minha família só cita cenas de novela. Caso contrário, tb teria vergonha.

É isso... ufa!

Saudades tb, Renatilda. Me ligue pra a gente passar o tempo falando dos VIPs, dos livros que a gente não leu, ou do que ocorrer.

Beijos.

Luiza disse...

Bom.. García Marquez é pecado né queridona!!!
\o/

Tolstói tbm não li, mas será o próximo.
E graças ao bom Deus, sempre há algo novo nos esperando!

Bjão

Anônimo disse...

1-Elias Canetti
2- Tchekhov
3-Carlos Fuentes
4-Guimarães Rosa
5- James Joyce
6-Joubert
7-Proust (...)
Caramba Renata! não era melhor vc perguntar o que a gente já leu,não!?Ia adorar falar de Hilda Hilst,Borges,Duras,Sartre,Clarice..hehe
O que eu vejo é que as pessoas se perdem num emaranhado de citações, às vezes da orelha do livro, pra se mostrarem cultas ou pra validar algum argumento.
"Porque fulano disse isso"
E daí que ELE disse isso?
E quando aquela sua tia inventa de citar Lya Luft!? Vá lá que a "moça" vende e tem "talento" com as palavras, mas manual de vida não,né?!hehe)
Ah! lembrei de outro livro! 8-Renata Belmonte! Só lí alguns contos aqui na internet (aliás, lí, mostrei ao meu pai, minha mãe também deu uma lida..ce ta famosa aqui hehe)
Mas eu enchí o saco (literalmente) do seu irmão pra ele levar pra faculdade e me entregar. Esforço em vão. Pig só faz o quer mesmo - como ele já me disse - hehe.
Continuarei incluindo seu blog nas minhas visitas.Gostei muito do post do dia 07/08...depois que Freud entrou em minha vida, há 3 anos idos, desvendar as angústias de outrora passou a ser questão de sobrevivência.

Beijos escritora-advogada!

Anônimo disse...

1) Miguel de Cervantes

2) Marcel Proust

3) Fiodor Dostoiévski

4) James Joyce

5) Gustave Flaubert

Aquele abraço! Thiago

Anônimo disse...

Renata, por favor, acrescente mais três nomes:

6) Cesare Pavese

7) Osório Alves de Castro

8) Katherine Mansfeild


Aquele abraço, Thiago.

Senhorita B. disse...

Amigos:

Amei vocês terem participado! Na próxima semana, farei outro post interativo!
Beijos para todos!
Renata

sandro so disse...

Dostoievski, Joyce e Daniel Dafoe s�o os que mais tenho vontade. MAs ficam de fora, tamb�m morrendo de vontade, uma penca.

Anônimo disse...

Ter lido Dostoievski me deixa em paz comigo mesma: já valeu a pena ter vivido.

Klatuu o embuçado disse...

Natural... ler é uma tarefa lenta... Agora quem lê porque ler cai bem... já leu tudo! :)

Dark kiss.
P. S. Uma vez me enviaram convite para isso de Orkut... fui ver e era só genitália humana! JAJAJAJA!!!
Não fiquei, claro.

Klatuu o embuçado disse...

P. S. Daniel Dafoe é pecado mesmo... o gajo era um génio pecaminoso! :)=

Lidi disse...

Nossa, cada dia que passa percebo que não li nada! :(